quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Como criar flatlays pro Instagram

Oi, gente!

Já contei que sou bastante ativa no Instagram... Todos os dias eu to por lá, seja em fotos ou no stories. 

Por isso, já fiz um post aqui, contando como eu edito as minhas fotos, com os apps que eu uso, as minhas funções favoritas e etc... O post tá bem completo! Se você ainda não leu, é só clicar aqui 

Hoje eu vou falar sobre Flatlays! Pra quem não sabe, flatlays são aquelas fotos que, geralmente, tem o fundo branco, e vários objetos em sua composição. 

As flatlays podem ser de comidas, objetos, looks... Tem várias opções! No meu ig, eu costumo postar bastante detalhes e looks, como esses aqui:







Todas as as ideias das minhas flatlays de looks vêm da minha cabeça. Às vezes, eu penso: "preciso tirar uma flatlay de look... Faz tempo que não posto", e eu aí vou pegando as peças e os acessórios, e ela vai nascendo. Ir juntando as peças, como quebra-cabeças, estimula a criatividade. No final das contas, a foto fica melhor do que a gente esperava.

Essas fotos aí de cima, com exceção da primeira, foram todas tiradas na minha cama. Eu forrei um lençol branco e montei o look por cima dele. Na primeira, o fundo é um pedaço de tecido peludinho que eu comprei no mercado livre, por R$20,00. Ele deixa um efeito lindo!





Já essas três, de objetos, surgiram na hora da bagunça hahah! Na primeira, eu tava arrumando as bolsas. Na segunda, tava me preparando pra estudar e, na terceira, fazendo uma arrumação na penteadeira. Quando eu olhei, vi que aquela bagunça tinha ficado uma gracinha, e resolvi tirar foto. Como eu tava arrumando as bolsas no quarto e já era quase fim de tarde, a iluminação não tava legal. Então, levei as bolsas pra varanda e aproveitei a luz natural. Fiz o mesmo com os batons. E olha o tecido peludinho no fundo de novo! Viram que ele faz a maior diferença?





Essas três são inspirações de flatlays que eu vi no Pinterest. O Pinterest é um super app de inspirações de todo tipo de foto! Até quando eu quero inspirações de looks, eu procuro no Pinterest! Mas, é claro, inspiração não é cópia. Você olha, entende o propósito da foto e reproduz do seu jeitinho. É isso que eu gosto de fazer! 

O ponto em comum de todas as flatlays que eu mostrei aqui é a iluminação. Ela é a chave pra uma foto de qualidade! Ainda que você não queira suas fotos tão "clean", um ambiente claro faz toda diferença na nitidez e qualidade das fotos no fim do processo. 

Mesmo depois de tirá-las em ambientes claros, geralmente com luz natural, eu gosto de clarear no Facetune, pra elas ficarem bem branquinhas. Se você também gosta desse efeito e não tem o Facetune, existem vááários apps que clareiam a foto e são gratuitos, como o Snapseed e o Cymera. 

Ah! Uma outra dica legal é sempre colocar marca d'água nas suas flatlays! Essas fotos, geralmente, tem o engajamento bem legal no Instagram e são repostadas por igs maiores. Se a foto não tiver uma marca, eles não têm como saber quem é o autor, pra dar os créditos.

Lá no meu Instagram, vocês encontram muuuuitas outras flatlays, todas nessa pegada rosada, que é como eu gosto de deixar. Para ver, é só ir no @guiaparagarotasblog. Aproveitem e me sigam por lá! 

Um beijo e até o próximo post! <3

10 comentários:

  1. Oiee!
    Eu não sabia o que era flatlays, to começando a ser ativa no instagram recentemente. Gostei das dicas, suas fotos ficaram ótimas ><

    ResponderExcluir
  2. E acho fotos no fundo branco lindas, pois dá para criar composições lindas. Antigamente eu usava bastante, mas hoje nem tanto. De toda forma, eu amo posts de dicas e amei ver as suas inspirações. Nunca tive muita destreza para me equilibrar na hora de bater a foto, mas até que crio umas legais :) livros são meus objetos favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei desse tipo de foto e tem algumas nesse estilo no meu insta também. Mas, juro, que não sabia que se chamavam assim. hahahha

    Acho que a iluminação é um fator importante para as fotos ficarem mara também. Adorei muito! Beijos!
    http://cassydepaula.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana! Adorei as ideias. Eu nunca fiz uma foto flatlay pro insta, acredita? Se eu fiz foi há muito tempo onde nem era moda e fiz porque juntei as coisas na hora, hahaha. Mas de fato tenho visto bastante de um ano para cá e fiquei chocada com a ideia do paninho felpudo comprado no ML! Indo querer comprar um neste exato momento, hahaha.

    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  5. que lindeza teus flatlays! eu adoro mas nao tenho muita facilidade hahah a luz é o principal, com certeza, em quase todo tipo de foto! é facinho ver a difeença entre uma com luz natural e uma bem artificial,muda tudo! to super a fim de um fundo desses de pelinho, adorei a dica do mercado livre

    ResponderExcluir
  6. Eu acho tão lindo flatlay! Sigo um perfil no Insta (@coolflatlays) que só posta isso e fico babando! Gostei muito das suas criações, os itens sempre combinando e as temáticas são bem diversas. As dicas também são muito úteis, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse tipo de foto, mas não sabia que esse era o nome! Também me inspiro no Pinterest e um ambiente claro faz toda a diferença mesmo! Adorei as dicas!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou loucaaa por flatlay hahaha e as suas fotos são muito lindas!! Sou louca para comprar aqueles papeis decorativos e que podem ser usado como superfície já que eu não sou muito chegada ao gundo yodo branco por motivos de:: não ia combinar com o meu feed.

    ResponderExcluir
  10. Que amor seus flatlays! Eu adoro buscar inspirações no pinterest e no próprio Instagram. Sou viciada em fazer com livros e às vezes me arrisco a montar looks para a loja da minha prima. Mas ainda tenho uma certa dificuldade. Quanto a iluminação concordo que é fundamental. Eu adoro aproveitar a luz natural para fotografar, sempre levo as coisas para a parte mais iluminada da casa e faço as fotos.
    Beijão ❤

    ResponderExcluir